Do site do Seminário TIB

TiB’10 – Together is Better – Seminário Internacional de Tecnologia para Mudança Social
Dias 20 e 21 de outubro de 2010
Local: Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina
Auditório Antonieta de Barros – Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310
Florianópolis – Santa Catarina
Twitter: @seminariotib

Florianópolis promove seminário internacional sobre tecnologia para mudança social

Como as organizações podem aproveitar os recursos da tecnologia da informação e comunicação para contribuir na transformação social e na sustentabilidade é o desafio proposta para um seminário internacional que será realizado em Florianópolis nos dias 20 e 21 de outubro. Numa iniciativa de entidades sociais e empresariais, a primeira edição do TiB’10 – Together is Better – Seminário Internacional de Tecnologia para a Mudança Social pretende reunir mais de 500 participantes, entre lideranças sociais, empresários, profissionais do terceiro setor e estudantes.

O evento irá oferecer às organizações subsídios para ampliar sua presença na internet, construir uma presença digital relevante e aproveitar os meios tecnológicos disponíveis para propagar sua causa social. “As organizações da sociedade civil devem utilizar as tecnologias como um meio de mobilizar recursos, atrair e gerenciar voluntários e prestar contas para todos os seus públicos. A internet é hoje o meio mais rápido e efetivo de estabelecer relacionamentos e formar redes sociais”, justifica Lucia Dellagnelo, coordenadora geral do ICom – Instituto Comunitário Grande Florianópolis, um dos realizadores do seminário.

Eventos como o TiB’10 são realizados há pelo menos dez anos no Vale do Silício, nos Estados Unidos. O seminário é também uma oportunidade para que as empresas, especialmente as de base tecnológica, possam ter acesso a mais informações para seus investimentos sociais e demonstrar como suas tecnologias podem contribuir neste cenário. A escolha de Florianópolis para receber o evento não é por acaso – atualmente o setor tecnológico já é considerado o principal setor econômico organizado da capital catarinense.

Palestras internacionais
Entre os principais destaques do evento estão dois palestrantes internacionais. O professor Emmet D. Carson, presidente da Sillicon Valley Community Foundation, considerado uma das principais lideranças do terceiro setor nos Estados Unidos e responsável pela gestão de 1500 fundos de investimento social de empreendedores da área de tecnologia e de empresas tais como eBay, Google e Sun Microsystems.

Além dele, palestra também no TiB’10 a diretora sênior da TechSoup Global, Vyria Paselk. Ela e sua equipe são responsáveis pela rede de parcerias internacionais da organização, cujo principal objetivo é viabilizar conhecimento e recursos tecnológicos para o benefício de grupos sociais globais – o mesmo cenário que o evento pretende fomentar regionalmente.

O seminário conta ainda com palestras de representantes de empresas globais de tecnologia, como Google e IBM, além de renomados convidados nacionais que irão apresentar cases, melhores práticas, experiências nacionais e internacionais, técnicas e recursos para serem utilizados pelas organizações sociais. São profissionais de áreas como comunicação, internet, marketing, terceiro setor, governo, tecnologia, entre outros.

Difusão dos portais sociais
O evento irá lançar também o Portal Transparência, do ICom, como exemplo de instrumento de comunicação das organizações sem fins lucrativos com todos os seus públicos. Por meio do portal, as entidades poderão publicar suas ações, balanços e promover a transparência para a sociedade e seus mantenedores. A iniciativa é inédita no Brasil.

Além disso, o seminário irá contribuir na divulgação de duas experiências de sucesso no segmento de portais – o Portal Social, da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS), como instrumento de captação de recursos para as entidades sem fins lucrativos; e o Portal Voluntários Online, do Instituto Voluntários em Ação, na promoção do encontro entre organizações e voluntários, bem como contribuir para a inclusão digital do terceiro setor.

Inscrições abertas
Informações sobre o TiB’10 – Together is Better podem ser acessadas por meio do site http://www.seminariotib.org.br. A grade de programação do evento, perfis dos palestrantes, notícias, além de formas como ajudar na divulgação da iniciativa já estão disponíveis. As inscrições são totalmente gratuitas.

O seminário é uma iniciativa do Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom), Fundação Mauricio Sirotsky Sobrinho (FMSS), Instituto Voluntários em Ação (IVA) e Associação Catarinense das Empresas de Tecnologia (ACATE). Tem o patrocínio da Fundação Itaú Social, TCI Business Process Outsourcing, FMSS, ACATE, FAPESC, além da agência Mercado, Cafundó Estúdio Criativo e Dialetto Comunicação Estratégica. Apóiam o evento a TechSoup Brasil, United Nations Voluntários, GIFE, CETIC-SC e o Grupo RBS.

Anúncios