Estela Pin Canal é um caso de sucesso em formação de educadores com tecnologia. Ela é de Vargem Alta (ES), uma bela cidade com muitas cachoeiras e cerca de 21 mil habitantes.

A educadora realizou o curso Aluno Monitor em 2008 com apoio do Instituto Crescer e interessou-se cada vez mais pela formação de professores. Hoje, Estela atua em escola pública, dando continuação da ação do Aluno Monitor no Espírito Santo. Conheça um pouco mais dessa história.

O Aluno Monitor é um curso pela internet com uma aula presencial realizado em quinze semanas, com carga horária de 140h. O programa tem o apoio da Microsoft, com emissão de certificado. Participam atualmente 160 profissionais em Vargem Alta.

1 – Em que escola acontece hoje o Aluno Monitor e conte um pouco sobre a sua participação nesta formação.

Hoje o curso Aluno Monitor acontece em todas as escolas municipais de Vargem Alta capacitando professores, gestores, secretários dentre outros. Participo do projeto da melhor forma possível, sempre disposta a atender as necessidades dos meus alunos. Posso acompanhar de perto o sucesso que está sendo esse curso aqui em Vargem Alta, através de diversos depoimentos que recebo diariamente, diversos alunos elogiando o projeto e agradecendo pela oportunidade. Fico muito feliz com isso, pois vejo o quanto o meu esforço e dedicação está sendo valioso, pois é através dele que muitas pessoas estão conhecendo a famosa tecnologia e já estão colocando em prática o seu aprendizado em suas escolas com seus alunos.

2 – Você concorda que é importante o professor conhecer as possibilidades do uso da tecnologia na escola? Acredita que os educadores de Vargem Alta tem também essa visão?

Concordo, pois hoje na maioria das escolas já se encontra um laboratório de informática, e muitas das vezes percebo que não há profissionais capacitados para estar utilizando-o até mesmo professores, o que dificulta trabalhar a inclusão digital com os alunos. Em Vargem Alta os professores também tem essa visão, tanto é que todos estão sendo capacitados no uso da tecnologia através do Curso Aluno Monitor e já estão colocando em prática esse aprendizado, tornando-se suas aulas mais especializadas, atrativas, diferente e positivas.

3 – Que dicas você daria para o professor que quer iniciar um curso de formação ou aprender um pouco mais sobre tecnologia na escola? Qual seria a sua mensagem?

Minha dica seria que ele iniciasse o mais rápido possível. Tenho como costume de dizer para meus alunos que “o mundo gira em torno da tecnologia”, ou seja, tudo hoje estar voltado à ela. O curso Aluno Monitor é uma excelente opção para quem quer aprender sobre tecnologia e ficar por dentro sobre essa mais nova ferramenta. Meus alunos me disseram que é um curso que “vicia”, devido à forma como ele é estruturado, seu conteúdo especifico e de fácil entendimento, os vídeos são super bacanas e engraçados que trazem diversas informações importantes. Enfim, o Aluno Monitor sem dúvidas é a melhor dica, depois que você inicia uma Fase você não vai querer parar mais. Deixo a minha mensagem como Tutora desse projeto maravilhoso que não há nada melhor que aprender tecnologia, conhecer um pouco mais sobre essa ferramenta que vem dominando o mundo. Aos professores que jamais desista dela, pois ela será, ou melhor, já está sendo a mais nova ferramenta de trabalho nas escolas, e é preciso estar capacitados para utilizá-la. “Não há nada melhor que apreciar o sorriso de uma criança na frente de um computador desenvolvendo seus trabalhos, suas ideias, mostrando que a inclusão digital está tendo bons resultados em nossa sociedade”. Comece a utilizar a tecnologia em seu dia a dia, principalmente em suas aulas e perceba o quanto ela é importante para o desenvolvimento, para o crescimento de nossos alunos que são os profissionais de amanhã.

Anúncios