Entrevista Domenico de Masi – A internet é um instrumento para o professor, como um cinzel para o escultor

Domenico de Masi (Crédito: Divulgação)

Domenico de Masi está na 18ª Educador Educar, evento que acontece em São Paulo. O autor de “Ócio Criativo” e “O Futuro do Trabalho” falou um pouco sobre a internet para a educação e como é afetado o trabalho do educador.

P.: Sobre a internet, como um professor pode usar a internet para criar a mistura de estudo, trabalho e jogo que você diz ser importante para a sala de aula?

R.: Bem, você sabe muito sobre isso. Não sei como eu saberia (risos). A internet é uma grande oportunidade para o professor criar interação e interagir também com o mundo. É uma abertura extraordinária. Deve ser usada junto com a relação face a face, não é para substituir isso, mas enriquecer. É uma grande oportunidade que eu não pude experimentar quando era criança.

P.: Também no Brasil há muitas escolas com laboratórios de informática, com cerca de 10 computadores em fila por exemplo, e a aula acontece aí. O que pode ser feito neste ambiente?

R.: Sim, eu visitei ontem uma escola brasileira com laboratório de informática, com crianças bem pequenas todos usando o computador, é uma maravilha. A criatividade pode ser valorizada aí sim, com certeza, pode ser potencializada. O computador é um instrumento, como o cinzel para o escultor, como o pincel para o pintor. É um instrumento maravilho, também um instrumento de jogo, por isso divertido, assim, o computador é uma maravilha para o ensino.

A entrevista em italiano, em áudio, está aqui.

Veja também os slides Perspectivas 2020 por Domenico de Masi

Anúncios